quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Como Evitar Acidentes

Como Evitar Acidentes

Crianças são rápidas e adoram inventar moda. Basta um minuto de desatenção e eles já estão aprontando alguma arte. Por isso, supervisão é um importante fator para manter as crianças seguras e evitar acidentes com brinquedos.

“Envolver-se com a brincadeira de seu filho, em vez de supervisionar à distância, lhe dá a oportunidade de tomar conta com mais cuidado”, sugere Aires Fernandes. “As crianças adoram quando os adultos participam de seus jogos e, além disso, você se diverte enquanto o protege”.

As dicas para evitar acidentes durante a brincadeira são as seguintes:

- Verifique a faixa etária. Não dê brinquedo para crianças menores da idade recomendada;

- Retire o brinquedo da embalagem antes de dar a criança (principalmente sacos plásticos que podem causar asfixia);

- Inspecione os brinquedos regularmente à procura de danos e potenciais riscos tais como pontas afiadas e arestas;

- Evite brinquedos com pontas e bordas afiadas, que produzem sons altos e que apresentem projéteis, como dardos e flechas;

- Certifique-se de que os brinquedos serão usados em ambientes seguros. Brinquedos dirigidos pela criança não devem ser usados próximos a escada, rua, piscina, lago, etc;

- Ensine as crianças a guardarem seus brinquedos após a brincadeira. Um local seguro para guardar previne quedas e outros acidentes. Brinquedos para crianças maiores podem ser perigosos para os menores e devem ser guardados separadamente;

Brinquedos que contém pilhas precisam de cuidados redobrados. Elas devem ser trocadas sempre por adultos, tomando a devida atenção com a polaridade marcada dentro do compartimento de pilhas do brinquedo. Se as pilhas estiverem semi-usadas, há possibilidade de esquentar o equipamento, explodir e ocorrer vazamento das mesmas. Por isso, o ideal é não misture pilhas velhas com pilhas novas para não se confundir, nem as alcalinas com pilhas padrão (carbono-zinco) ou recarregáveis.

Tome o cuidado de manter o brinquedo e todos os fios longe da luz direta do sol, umidade, água, fontes diretas de calor e de raios ultravioletas. Manter o brinquedo bem conservado também ajuda e evitar acidentes. “Não se deve deixá-los na intempérie, pois a chuva e a umidade produzem oxidação e danos que aceleram os riscos de acidente”, orienta Aires Fernandes.

Ensine a criança a guardar seus brinquedos em locais apropriados. Explique que, além de não se perderem, pode-se evitar que caiam nas mãos dos irmãozinhos menores que podem se machucar com brinquedos desenhados para mais velhos. Isto criará também um senso de responsabilidade na criança.



Aires Fernandes é diretor de marketing da Estrela

Como organizar os brinquedos?

Como organizar os brinquedos?

Faça uma brinquedoteca

O quarto do seu filho é uma bagunça? Tem brinquedo espalhado pela casa inteira? Ele não coloca no lugar os seus brinquedos? Quebra, joga, pisa em cima? Como organizar tudo e, ao mesmo tempo, ensiná-lo como se faz uma boa arrumação no seu quarto?

Valorizar as atividades lúdicas e recreativas; proporcionar um espaço onde a criança possa brincar espontaneamente, sossegada e sem cobranças; resgatar a capacidade de concentrar a atenção; desenvolver a inteligência, a criatividade, a autonomia, a sociabilidade, as experiências e descobertas são características de crianças que se tornam responsáveis, tanto pelos brinquedos - seus cuidados e sua arrumação - quanto pelo espaço, assumindo e incorporando regras básicas de organização e sociabilização, tais como: a guarda de brinquedos no seu respectivo lugar - quando do término da brincadeira - e respeito pelos brinquedos de outras crianças (irmão, primos, amigos). Os pais podem, junto com a criança, organizar os espaços temáticos no próprio quarto, um cantinho da sala, quintal, onde surgirá um espaço mágico e colorido com cantinhos especiais: fantasia(roupas antigas dos pais), casinha(utensílios domésticos em miniatura) consultório médico(kit médico em miniatura), construção(blocos de encaixe), carrinho, leitura(livros de historinhas), músicas infantis, bonecas, além de cantinho para desenhar e criar algum brinquedo feito pela própria criança com sucata.

Perguntas mais freqüentes sobre espaços para os brinquedos, segurança, decoração, comportamento dos filhos:

1 - Como escolher o lugar ideal dos brinquedos e brincadeiras?

A escolha do lugar pode ser feita em conjunto com seu filho, no quarto, na sala de TV, na lavanderia, no quintal, em um canto da sala.

2 - O que se deve observar em relação à segurança desse local?

Deve ser um lugar arejado; se próximos à janela, colocar grade de proteção, boa iluminação, tomadas vedadas, cantos de mesa arredondadas, além do cuidado com escadas, degraus.

3 - Como devo decorar? Quais são as cores ideais ? Que tipo de material utilizar?

Pode-se utilizar prateleiras ou caixas plásticas coloridas que podem ser empilhadas. O material mais adequado é o plástico, ou também caixas de madeira pintadas, caixas de papelão forradas com papel contact colorido.

4 - Como ensinar o meu filho a ter responsabilidade sobre os brinquedos dele?

Os brinquedos organizados em caixas plásticas ou prateleiras, com um visual bonito vai atrair a criança para a brincadeira. Os pais devem ensinar que após o uso dos brinquedos, a criança deve guardá-lo no mesmo lugar para o cantinho dos brinquedos continuar com aspecto bonito, legal, etc.

Os pais devem insistir, pois não será na primeira vez que a criança começará a guardar seus brinquedos. Deve-se começar a ensinar desde pequeno, incentive a criança na organização, de exemplos baseados na sua rotina, como você costuma arrumar uma cama, guardar a roupa no armário, guardar os sapatos na sapateira, a criança imita o adulto, quando menos esperar ela estará arrumando seu quarto, organizando o seu espaço. Mas lembre-se de que a criança imita o adulto, portanto procure dar bons exemplos.

5 - Como convencê-lo a guardá-los após o uso? Que palavras utilizar?

Deve-se convencer uma criança com exemplos: primeiro o espaço dos brinquedos arrumado, e depois desarrumado. "Meu filho, vamos arrumar os brinquedos? Coloca esta peça aqui nesta caixa, pega aquele carrinho e vamos colocar na prateleira, está na hora de guardar ." Aos poucos a criança vai acostumando a guardar seus brinquedos. Os pais devem incentivar as crianças a guardar, e não pegar os brinquedos para arrumar tudo rapidamente e pronto; a criança deve participar.

6 - Como convencê-lo a respeitar o direito do amiguinho de se recusar a emprestar os brinquedos? Que palavras utilizar?

Explique que o amiguinho está brincando com aquele brinquedo, portanto ofereça outro brinquedo semelhante ou chame a atenção dele para outra atividade. Pelos brinquedos as crianças costumam entrar em atritos, batem umas nas outras, mordem , choram... Então, para que esta cena não aconteça, o melhor é contornar a situação e ficar por perto.

7 - Como estimular no meu filho o fim do sentimento de egoísmo? Como convencê-lo a emprestar um brinquedo para um amiguinho que se recusa a emprestar para ele? (o "dar "sem receber nada em troca)

A melhor solução é conversar com a criança. Não tire o brinquedo à força de sua mão para emprestar ao amiguinho: a situação em que se encontram é delicada e merece atenção dos adultos para que as crianças não entrem em atrito. Portanto, ofereça outros brinquedos... comece a contar uma história... desperte o interesse da criança para outras atividades.

8 - A brinquedoteca é a solução para estimular o meu filho a brincar com os brinquedos e não destruí-los?

Sim, é uma boa oportunidade para ele aprender a brincar e guardar os brinquedos, portanto comece logo, desperte a criatividade que existe em você, no seu filho, em sua família.

Débora Beni
Pedagoga

Brinquedo ideal para bebês de 2 a 3 anos

Brinquedo ideal para bebês de 2 a 3 anos

Com dois aninhos os pequenos querem diversão. É difícil mantê-los sentados por muito tempo. Eles já conseguem subir e descer escadas usando o corrimão, pular com os dois pés e chutar sem perder o equilíbrio. É a vez das bolas.

Sua maneira de se comunicar é através de gestos, atitudes, mímica, sobretudo com outras crianças. Para ajudar a criança a se comunicar melhor e ampliar seu vocabulário, cantar e dançar é a melhor solução. Eles também se divertem com brincadeiras animadas como pular na cama e fazer imitações e caretas.

É bom continuar incentivando a criança a desenvolver sua habilidade motora. Para isso, use muitos blocos e ajude-o a empilhá-los, encher os carrinhos com os blocos, equilibrar um em cima do outro.

Nesse período a criança já deve começar a participar da arrumação das suas coisas. Depois da bagunça, peça a ajuda da criança para organizar e recolher o brinquedo. Isso deve ser feito como uma continuação da brincadeira, e não como uma obrigação, uma coisa chata.

Brinquedo ideal para bebês de 1 a 2 anos

Brinquedo ideal para bebês de 1 a 2 anos

Ao completar um ano as crianças têm bom equilíbrio sentada e já começam a dar os primeiros passinhos e atender as solicitações para soltar objetos que estejam segurando, ou seja, já têm um bom desenvolvimento motor e de postura. E socialmente, já conseguem interagir com adultos ou outras crianças, repetindo gestos ou atitudes que provocaram risadas.

Segundo a Abrinq, brinquedos vistosos e leves, de várias texturas, estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato. Um móbile no berço diverte o bebê até que possa apanhar objetos. Esse é o momento de dar bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, que são gostosos de tocar e abraçar, mas não servem para chupar ou morder. E preste muita atenção nas costuras, que devem ser resistentes, e nos olhos e narizes, que devem estar firmemente costurados.

Nesta idade os bebês começam a apreciar livros com ilustrações de objetos familiares. Quando a criança começa a engatinhar ou a caminhar, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os que se empurra ou puxa, como um pequeno vagão ou um carrinho de boneca, bem como brinquedos de montar e desmontar.

Lembre-se que nesta idade a criança ainda precisa ser constantemente vigiada enquanto brinca. Prefira brinquedos que tenham peças grandes que não possam ser engolidas, sejam leves para manusear, não tenham pontas ou bordas afiadas, sejam de cores vivas e não sejam tóxicos.

Brinquedo Ideal para recém-nascidos

Brinquedo ideal para os recém-nascidos

Os bebês precisam de brinquedos para aprender noções de tamanho, forma, som, textura e como funcionam as coisas. Segundo a Abrinq, estudos mostram que desde o nascimento os bebês são sensíveis ao seu meio ambiente e revelam que ao nascer suas percepções sensoriais respondem aos estímulos de olfato, paladar, som, tato e visão.

Nos primeiros meses de vida, a percepção visual do bebê só é boa de perto, portanto, objetos coloridos ainda não vão chamar sua atenção. Mas logo no segundo mês o bebê faz gestos e sorri ao se aproximar de um rosto humano e presta atenção em vozes conhecidas.

É só a partir do terceiro mês que ele começa a sugar o polegar ou um dos dedos, brincar com a língua, reproduzir sons. Nessa fase, chocalhos, brinquedos musicais e mordedores são os mais apropriados.

InFanti


A Infanti é um dos maiores players no segmento infantil latino-americano. Desde 2003, busca inovações tecnológicas que reflitam conforto, segurança e praticidade a seus clientes. Com marca internacional e design elaborado na Itália, a Infanti possui uma linha completa de produtos, como carrinhos de passeio, Travel System, cadeira refeição, assentos de segurança, berços desmontáveis, underwears, esterilizador de mamadeiras, copos-treinamento, entre outros. Cada produto é testado e aprovado pelas normas de segurança e conta com o selo do Inmetro, afinal, a segurança do seu filho está em primeiro lugar.
 

*Os produtos Infanti contam com um ano de garantia (puericultura pesada), assistência técnica e estão dentro das normas européias de segurança, além de contar com o selo do Inmetro.

Mais informações: SAC: (11) 4072-4000

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O Desenvolvimento do Bebê e da Criança

O período mais intenso do desenvolvimento global da criança é entre o nascimento e o primeiro ano de vida. Nessa fase se consolida a base do desenvolvimento neuropsicomotor.

Essa evolução acontece de forma natural, sistemática e organizada. Cada etapa do crescimento é importante para que a criança desenvolva seus potenciais, sua personalidade, sua coordenação motora, sensorial e afetiva.

Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, que pode ser influenciado pelos fatores hereditários, pelo ambiente e, principalmente pelos estímulos que recebe.

Esses estímulos interferem de forma positiva no desenvolvimento da emoção, do sistema nervoso, e refletem em diversas áreas do comportamento do bebê e da criança.

Por isso, é tão importante que os pais participem ativamente da vida de seus filhos, estimulando-os de maneira correta, para que eles possam desenvolver ao máximo seus potenciais.

O Colo da Mamãe Alivia Dor

Bebê sofre mesmo quando está com a saúde plena. O pequeno leva picada da seringa da vacinação, depois leva outra picadinha quando faz coleta de exames laboratoriais, às vezes na veia. Imagine só aqueles bebês que precisam mais do que apenas as vacinas e os exames de rotina.

Saiba que a dor, infelizmente, faz parte do processo para o bebê ficar bem. Mas agora a boa notícia.

Um estudo orientado por Ruth Gunsburg, professora do Departamento de Pediatria da Unifesp, constatou que um colinho de mãe em conjunto com solução glicosada a 25% (água com açúcar) pode diminuir a sensação de dor que o bebê sente nas intervenções doloridas.

Os indicadores de dor avaliados foram a mímica facial, frequência cardíaca e saturação de oxigenação e também foi avaliado o tempo de duração desses sintomas.

Para chegar à conclusão de que o colo da mamãe faz diferença, foram estudados quatro grupo de bebês quando estes tomaram a vacinação contra a hepatite B.

No primeiro grupo, foi oferecido à criança apenas a solução glicosada. No segundo, foi pedido para que as mães ficassem em contato direto com o seu filho na vacinação. Já o terceiro grupo foi beneficiado com os dois procedimentos: solução glicosada e colo de mãe. O último foi o grupo controle onde foi realizada somente a vacinação.

A explicação para a solução glicosada diminuir a sensação de dor é que a estimulação do paladar libera substâncias calmantes. O contato pele a pele com a mãe diminuiu a duração de resposta à dor e atenuou a experiência dolorosa.

Quero colo - Os efeitos benéficos no contato pele a pele com a mãe não têm uma explicação comprovada. Pode ser a liberação de substâncias calmante, conforme estimulação sensorial múltipla como ocorre entre mãe e bebê (o toque, o cheiro da mãe e o fato de o bebê neonato escutar os batimentos cardíacos maternos).

Esses elementos podem bloquear a chegada do estímulo da dor ao sistema nervoso central. A ciência ainda não achou a definição definitiva dos benefícios do colo, mas qual bebê que não resiste a um colinho aconchegante, com altas doses de carinho e afeto?


Fonte

O Papel do Pai na Amamentação

Você, mamãe, deve estar se perguntando o que um homem tem a ver com o aleitamento materno se é só a mulher quem pode amamentar. O papai logicamente que não amamenta, mas pode ajudá-la, e muito, com a amamentação.

Amamentar não é tarefa fácil, principalmente quando a mulher tem que conciliar filhos, casa e marido. E é nessa hora que o papai surge para incentivar, ajudar e participar de todos os momentos, difíceis ou não.

O pós-parto pode trazer uma tristeza e cansaço à mulher, deixando-a insegura em relação à sua própria amamentação. O apoio e incentivo do papai são essenciais para que a mamãe se reestruture, se reorganize e sinta-se capaz de amamentar.

A mamãe deve pedir que o papai participe da amamentação sempre que possível. A presença e carinho dele durante a amamentação fortalecem o vínculo afetivo entre ele, a mamãe e o bebê.

Lembre-se que o bebê necessita de muitos cuidados e a amamentação demanda tempo. E esse tempo era o tempo que antes a mulher tinha para deixar a casa impecável, fazer refeições maravilhosas e se arrumar. Viu só a dificuldade. Agora a mulher que já é mamãe encontrará dificuldades em fazer tudo o que fazia antes, além de cuidar do pequeno ser.

Pai perfeito – O papai deve ser compreensivo, não ser reclamão e ajudar nos afazeres domésticos, cuidados com o bebê e, principalmente, com os outros filhos. A mamãe também precisa de descanso e de alguém como o papai que possa ajudar a cuidar do bebê no que se refere à troca de fraldas, banho, vestir e dar colo.

Na hora em que a mamãe estiver amamentando, o pai pode levar líquidos como água e suco para a sua esposa. Isso é um sinal de atenção. O período de amamentação requer a ingestão de bastante líquido.

Brigas e discussões causam estresse na mamãe podendo prejudicar na descida do leite e comprometer o aleitamento materno tão importante para o bebê. A paciência deve ser uma das qualidades que o homem deve exercitar muito nesse período, ainda mais porque nessa fase a mulher fica cansada e por isso mais irritada e impaciente.

Compreensão, amor, às vezes, “contar até dez” (ou até um pouco mais) devem fazer parte do cotidiano do papai para evitar conflitos.

Como ajudar? - Para incentivar o aleitamento materno, o papai deve ter atitude e não levar para a casa mamadeiras, chupetas ou latas de leite que podem levar ao desmame precoce. O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, aliado ao amor dos pais, são o que o bebê mais precisa para crescer inteligente e saudável.

E um dos itens mais importantes é quando o papai vai junto com sua mulher e seu filho nas consultas com os profissionais que o bebê faz acompanhamento. Assim aprenderá como auxiliar a sua esposa, tornando o período da amamentação gostoso, motivante e feliz para os três. Mãe, não tenha receio em “dividir” a amamentação, convoque o pai para essa tarefa!

Evite dar mel para crianças menores de 1 ano

Desde o dia 19/08/2008 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está recomendando que crianças menores de 1 ano não consumam mel.

A recomendação vem depois de uma pesquisa que constatou a presença de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal em 7% das amostras do produto recolhidos no mercado. A mesma recomendação é feita também para pessoas que estejam com problemas relacionados à flora intestinal não importando a faixa etária.

A ANVISA informa que nenhum caso de botulismo intestinal causado pela ingestão de mel foi confirmado no Brasil, porém faz dessa recomendação um atitude preventiva já que o botulismo é uma doença grave.

Leia o comunicado em http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2008/190808.htm

Introdução do Alimento a Primeira Papinha

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA:

O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.
Após os 6 (seis) meses de idade continue amamentando seu filho e ofereça novos alimentos.


Nas primeiras duas semanas a papa deve ser feita com um tipo de legume e um tipo de folha. Depois que a criança já tiver experimentado vários tipos de legumes e folhas, você pode misturar até três tipos de cada grupo.



Primeira papinha - (para as primeiras duas semanas)





Ingredientes


- meia cenoura média
- duas folhas de alface
- um pedaço pequeno de cebola
- um pouco de salsa bem picadinha
- uma pitada de sal
- uma colher rasa das de café de óleo de milho ou girassol

Modo de fazer


Lave bem a cenoura e as folhas de alface. Coloque um pouco de água filtrada para ferver - o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque a cenoura com casca, o alface, a cebola, o sal e o óleo. Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa. Deixe cozinhar até que a cenoura fique macia. Tire a casca da cenoura e amasse com um garfo, juntamente com a cebola e as folhas de alface. Acrescente a salsinha.

Dicas


- A cenoura pode ser substituída por outro legume e as folhas de alface por outro tipo de hortaliça. Alguns exemplos: mandioquinha com espinafre; abóbora com repolho; beterraba com agrião; chuchu com couve.
- Use sempre cebola ou alho para cozinhar os alimentos. O mesmo vale para o óleo, a salsinha e o sal.

Atenção!


Fica a critério do seu pediatra a consistência da papinha que deve ser oferecida ao bebê bem como o seu processamento final. Ou seja, se os alimentos serão passados em peneira, amassadinhos ou em grãos.


Fonte