quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Como Evitar Acidentes

Como Evitar Acidentes

Crianças são rápidas e adoram inventar moda. Basta um minuto de desatenção e eles já estão aprontando alguma arte. Por isso, supervisão é um importante fator para manter as crianças seguras e evitar acidentes com brinquedos.

“Envolver-se com a brincadeira de seu filho, em vez de supervisionar à distância, lhe dá a oportunidade de tomar conta com mais cuidado”, sugere Aires Fernandes. “As crianças adoram quando os adultos participam de seus jogos e, além disso, você se diverte enquanto o protege”.

As dicas para evitar acidentes durante a brincadeira são as seguintes:

- Verifique a faixa etária. Não dê brinquedo para crianças menores da idade recomendada;

- Retire o brinquedo da embalagem antes de dar a criança (principalmente sacos plásticos que podem causar asfixia);

- Inspecione os brinquedos regularmente à procura de danos e potenciais riscos tais como pontas afiadas e arestas;

- Evite brinquedos com pontas e bordas afiadas, que produzem sons altos e que apresentem projéteis, como dardos e flechas;

- Certifique-se de que os brinquedos serão usados em ambientes seguros. Brinquedos dirigidos pela criança não devem ser usados próximos a escada, rua, piscina, lago, etc;

- Ensine as crianças a guardarem seus brinquedos após a brincadeira. Um local seguro para guardar previne quedas e outros acidentes. Brinquedos para crianças maiores podem ser perigosos para os menores e devem ser guardados separadamente;

Brinquedos que contém pilhas precisam de cuidados redobrados. Elas devem ser trocadas sempre por adultos, tomando a devida atenção com a polaridade marcada dentro do compartimento de pilhas do brinquedo. Se as pilhas estiverem semi-usadas, há possibilidade de esquentar o equipamento, explodir e ocorrer vazamento das mesmas. Por isso, o ideal é não misture pilhas velhas com pilhas novas para não se confundir, nem as alcalinas com pilhas padrão (carbono-zinco) ou recarregáveis.

Tome o cuidado de manter o brinquedo e todos os fios longe da luz direta do sol, umidade, água, fontes diretas de calor e de raios ultravioletas. Manter o brinquedo bem conservado também ajuda e evitar acidentes. “Não se deve deixá-los na intempérie, pois a chuva e a umidade produzem oxidação e danos que aceleram os riscos de acidente”, orienta Aires Fernandes.

Ensine a criança a guardar seus brinquedos em locais apropriados. Explique que, além de não se perderem, pode-se evitar que caiam nas mãos dos irmãozinhos menores que podem se machucar com brinquedos desenhados para mais velhos. Isto criará também um senso de responsabilidade na criança.



Aires Fernandes é diretor de marketing da Estrela

0 comentários:

Postar um comentário